segunda-feira, 1 de junho de 2009

Telma Weisz para a revista Nova Escola



Este vídeo é sobre a construção da escrita foi realizado há 20 anos para a fundação de desenvolvimento da educação






A prof.Dr: Telma Weisz explica que a menor unidade que se ouve é a sílaba, não ouvimos os fonemas, os unicos fonemas que ouvimos são as vogais isoladas, as consoantes precisam de uma vogal para serem emitidas, então para poder aprender a escrever em um sistema alfabético o individuo tem que fazer uma construção que tenha uma lógica mas que não é perceptível, o individuo não ouve a unidade de som que corresponde a letra, o sistema alfabético tem que ser deduzido logicamente, até o sistema silábico o individuo tem a percepção como suporte, no sistema alfabético já não mais.



Telma fala a respeito do erro construtivo, isto é, o erro que não se fixa, que é necessário para que a aprendizagem aconteça, a professora fala que este pensamento de que o erro não se fixa era questionado até sua pesquisa pois a pedagogia da alfabetização estava baseada na memorização das letras na idéia de que o docente ensina a juntar e no cuidado para que o erro não apareça porque do mesmo jeito que se fixa mentalmente na memória a escrita correta se fixaria também a escrita errada, essas eram as hipóteses, com as quais as pessoas trabalhavam até esta investigação, Weisz fala a respeito da linha de alfabetização de origem americana aderida por Lourenço filho no método do ABC, trabalhava com a idéia de que era preciso desenvolver algumas funções chamadas psico-neurológicas para que a criança pudesse aprender, esta hipótese vai até Ana Maria Poppovic, Telma argumenta que havia um teste onde era exigido apenas exercícios motores sem nenhum contato com a pratica da leitura e escrita, e isso foi uma tragédia para muitas crianças, pois segundo esta concepção a criança tinha predisposição para aprender ou não.

2 comentários:

  1. Leon, muito bacana inserir estes vídeos. Para que fique melhor, faltou você fazer seus comentários sobre cada um deles, focalizando os aspectos importantes e suas contribuições para a prática do professor. Pense a respeito e coloque abaixo de cada um deles suas percepções.

    ResponderEliminar
  2. Atendendo as orientações do professor Ivan inseri os comentários, pretendo ampliar a reflexão sobre os vídeos.

    ResponderEliminar