sexta-feira, 8 de maio de 2009

Atividades para Crianças de 5 anos




Atividade: Formação de palavras
Materiais: quadro, cartões com as letras do alfabeto.
Ambiente físico: Sala de Aula
Desenvolvimento da atividade: Primeiramente o (a) professor(a) divide os discentes em grupos mistos, posteriormente distribui as letras em quantidade iguais para os grupos, pronuncia as palavras e escreve no quadro em letras de forma maiúscula ,após isto, pede aos alunos que formem as palavras, as quais ouviram e observaram no quadro, além disso o (a) professor(a) distribui palavras tendo o aluno que trocar apenas uma letra da palavra e colocar outras letras, isto é, forma o maior numero de palavras possíveis de modo que haja sentido e coerência, exemplo: Bola, Cola, ,Mola, Boca ,Toca, Casa, Cama, Cara,Cala, Cada.
Objetivo: reconhecer a ortografia das palavras, desenvolver a compreensão na leitura,perceber os sons da língua.


Atividade: Contando História
Material: textos escritos em cartolina ou papel pardo
Ambiente Físico: sala de aula ou pátio da escola
Desenvolvimento da atividade: Primeiramente o(a) professor(a) ler uma história com intonação, pausas e expressividade posteriormente pede aos alunos que recontem a história, após isto,divide em grupo e distribui os papéis da história para cada aluno, logo os alunos deverão representar aquilo que ouviram, leram e recontaram, na outra semana pode ser apresentada uma nova história, e dividir novamente em grupos diferentes daqueles da aula passada e pedir que recontem a história e escrevam e falem o que há de semelhante e diferente nas histórias apresentadas, após isto, distribuir palavras para os discentes de modo que os mesmo produzam um texto com essas palavras que tenham haver com as histórias,
Objetivo: Desenvolver a interpretação, comparar textos novos com textos já conhecidos, desenvolver a memorização,


Atividade: Diferença dos Sons
Materiais: folha de papel pardo, papel cartão individual contendo as letras: T,D,F,V,P,B,Q,G, revistas e/ou jornais.
Ambiente Físico: sala de aula, Pátio, ou sala de leitura.
Desenvolvimento da atividade: Primeiramente o(a) professor(a) orienta seus alunos no recorte das figuras do jornal e/ou revistas, e na colagem no papel cartão, posteriormente convida oito alunos e distribui entre eles as letras ( T,D, F,V,P,B,Q,G) e os demais alunos recebem o papel cartão com as figuras, sendo que três figuras terão a letra inicial correspondente a uma das consoantes acima, portanto as crianças terão que se unir a letra inicial da palavra representada em sua figura após a brincadeira as figuras serão coladas no mural juntamente com as letras iniciais correspondentes,e o docente terá que pronunciar as palavras com a turma, e escrevendo no quadro os nomes das figuras também para maior assimilação dos códigos linguísticos.
Objetivo: desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas e distinguir a pronuncia de alguns sons da língua, tais como: T/D, F/V, P/B,Q/G.

Atividade: Musica e Arte
Materiais: radio, cartolina, tintas, pincéis,
Ambiente físico: sala de aula
Desenvolvimento da Atividade: Primeiramente o docente apresenta :


Ora Bolas

oi oi oi, olha aquela bola, a bola pula bem no pé, no pé do menino quem é esse menino? esse menino é meu vizinho, onde ele mora? mora lá naquela casa, onde está a casa? a casa está na rua, onde está a rua? está dentro da cidade. onde está a cidade? está do lado da floresta,onde está a floresta? a floresta é no brasil onde está o brasil? tá na américa do sul no continente Americano, cercado de oceano e das terras mais distantes de todo o planeta. e como é o planeta? o planeta é uma bola, que rebola lá no céu. ( Palavra cantada).

Para trabalhar com a questão da percepção, espaço, ritmo entre outros, outra musica interessante é:






O alfabeto:

A, B, C, D, E, F, G, H,I, J, L, M, N, O, P, Q,R, S, T, U, V, X e Z Eu já aprendi quer ver?Vou mostrar pra você, O alfabeto eu aprendi Vou cantar pode crerA, B, C... O alfabeto eu aprendi Jesus me deu sabedoria As letrinhas vou usar Dia e noite, noite e dia A, B, C...( Aline Barros)

E depois coloca as crianças em circulo e indaga as mesmas para que falem quais palavras reconheceram na(s) musica(s) e repete novamente, para que elas cantem também e, a partir da conversa informal convida as crianças para usarem a imaginação expressando o que identificaram na(s) musica(s) por meio da pintura.
Objetivo: perceber os sons da língua, ritmo, espaço, estimular a pronuncia clara dos sons, desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas.








1 comentário:

  1. As atividades estão bastante coerentes e pertinentes ao que foi solicitado. Isso demonstra que você compreendeu a necessidade de bem selecionar/ criar atividades que efetivamente desenvolvam capacidades relativas à leitura e escrita das crianças.

    ResponderEliminar